Indrodução

Desenvolver um componente para o CMS Joomla! com a finalidade de gerar e criar as tabelas no backend administrativo com informações do banco de dados utilizando Javascript com Ajax (JavaScript assíncrono + XML) para agilizar e melhorar a velocidade da troca de dados entre cliente e servidor.

Desenvolvimento

Estou desenvolvendo o componente Tabapapo Chat, que atualmente está na versão 0.9.1. Percebi que utilizando Ajax no javascript para enviar as mensagens criptografadas que são trocadas entre usuários, através do formulário do navegador e bando de dados, e retornando impressas em um iFrame, o modo de montar o HTML se tornou mais ágil. Ao criar a página inicial do componente com algumas informações do usuário e uma tabela com o índice dos registros na tabela do componente e parâmetros utilizei a mesma técnica utilizada no sistema de chat dentro de iFrames. Desenvolvi um método para realizar a paginação dos itens na tabela com botões que estão fora do iframe controlando as informações que estão dentro do iFrame. O benefício de utilizar o Ajax é que a atualização da página HTML no navegador não é necessária ao executar funções javascript tornando a experiência do usuário mais veloz.

Página inicial do Componente Tabapapo 0.9.1

Conclusão

O componente será capaz de gerar as tabelas para outros componentes no beckend e frontend do sistema Joomla! utilizando esta mesma técnica e também administrará os botões e tarefas em comum dos controladores dos componentes.